sábado, 8 de novembro de 2008

Pequena Biografia

Pequena Biografia

 

          Até bem pouco tempo as informações biográficas que eram conhecidas de Jean-Baptiste Roustaing, restringiam-se a pouquíssimos dados contidos em sua própria obra: “Os Quatro Evangelhos”; até que o jornalista  Luciano dos Anjos empreendeu minuciosa e exaustiva pesquisa a respeito de Roustaing e do grupo de Bordeaux.

          Deste  trabalho resultou num espantoso aumento do acervo de informações sobre o “Missionário da Fé”, incluindo uma árvore genealógica; todas estas novidades para os novos discípulos de Roustaing acham-se contidos no livro “Jean-Baptiste Roustaing o Missionário da Fé”, do nosso querido Luciano dos Anjos, editado em parceria do Grupo dos Oito e da Associação Espírita Estudantes da Verdade, 1ª. Edição de abril de 2002. De onde retiramos estes pequenos fragmentos que aqui serão transcritos.

          Jean-Baptiste Roustaing nasceu em Bègles, ao sul de Bordeaux, às 8 horas da manhã do dia 15 de Outubro de 1805. Filho de François Roustaing e de Marguerite Robert; além de Jean o casal teve mais três filhos: Joseph Roustaing, o mais velho, Alfred e Jeanne Roustaing.

          A família não era abastada e Roustaing teve uma infância e juventude  de grandes privações,  que o obrigou a trabalhar para poder levar adiante seus estudos, estes esforços na lida diária prejudicaram-lhe a saúde física, porém, não diminuíram sua saúde espiritual, nem seu entusiasmo pelos estudos.

          Iniciou sua educação no Liceu de Bordeaux,  em seguida mudou-se para Toulouse, dando andamento em suas atividades educacionais, nesta cidade começou seu curso de direito; como não podia contar com ajuda financeira da família  e precisando de dinheiro para manter-se, deu início a suas atividades como professor.

          Em Toulon onde residiu de 1823 a 1826, lecionou literatura, ciências, filosofia e matemática. Custeando desta forma seu curso de Direito, conseguindo se formar com bastantes sacrifícios.

          Foi trabalhar em Paris, de 1826 a 1829, aperfeiçoando seus conhecimentos jurídicos em respeitadas instituições de ensino da capital francesa.

          Mas foi em Bordeaux em 1830, que iniciou sua carreira como advogado. Destacou-se devido sua vasta cultura, dedicação, honradez e muito trabalho; provocando deste modo a admiração e o respeito dos cidadãos de sua cidade.

          Por sua destacada conduta como cidadão e advogado,  foi eleito em 11 de agosto de 1848, com 42 anos, bastonário (o que corresponde à presidente da ordem dos advogados). Em 1852 Roustaing foi indicado secretário do conselho da ordem dos advogados.

          Em agosto de 1850 casa-se com Elisabeth, ambos com 45 anos, como dividiam os mesmos sentimentos e ideais dedicavam-se ativamente a obras de caridade junto aos necessitados tanto em Bordeaux como em Targon.

           Por volta do ano de 1858, Roustaing adoece gravemente, triste acontecimento que o obriga a ficar afastado de suas atividades profissionais e de filantropia; restabelecido retoma suas tarefas em meados de 1861, para satisfação de todos que com ele conviviam.

           Todavia, o ano de 1878 reserva-lhe um triste acontecimento, sua companheira de tantos anos e de tantas atividades benemerentes falece, no dia 8 de novembro; entristecido com a perda da companheira querida, Jean-Baptiste Roustaing desencarna no dia 2 de janeiro de 1879 e é enterrado no cemitério de Chartreuse às 09h15min do dia 4 de janeiro de 1879.

 

M.P de Oliveira.

         

   

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante essa biografia, de um dos precursores desta iluminada doutrina. Todos tiveram dedicação integral ao estudo que hoje dispomos. Deixo aqui minha homenagem, em forma de prece, a Roustaing, Kardec e Leon Dennis.